Soluções

2.1.QUADRO_GERAL_DE_BAIXA_TENSÃO_–_QGBT

QUADRO GERAL DE BAIXA TENSÃO – QGBT:

Utilizado em todos os setores para distribuição de energia interna, o QGBT é empregado nos mais diversos sistemas de distribuição de energia elétrica onde há cargas (CCMs, Painéis de Serviços Auxiliares, Painéis de Automação, transformadores etc.). O QGBT normalmente está presente no Eletro centro e salas elétricas convencionais quando existem vários CCMs ou quando um transformador alimenta mais de um painel elétrico. O QGBT normalmente é fabricado na configuração autoportante, nas mais elevadas condições de segurança, pois possui níveis elevados de corrente nominal e de curto circuito.

A PROJETEC é especializada na produção de diferentes tipos de Painéis Elétricos.

Confira abaixo os principais tipos produzidos pela Projetec Painéis:

2.jpg

CONTROLADOR AUTOMÁTICO DE FATOR DE POTÊNCIA – QCA-FP:

O QCA-FP tem a função de fazer de forma automática a correção do fator de potência de instalações elétricas. Para isso, QCA-FP é dotado de um controlador de fator de potência que serve para ligar e desligar o sistema de forma autônoma. A aplicação do QCA-FP se dá em circuitos que possuem muitas cargas reativas, como, por exemplo, circuitos que alimentam motores e indutores. A utilização do QCA-FP resulta na redução do consumo de energia. A redução do fator de potência é de extrema importância, pois faz com que a energia devolvida à concessionária seja uma energia considerada limpa evitando inclusive multas impostas pelas concessionárias.

3.jpg

QUADROS DE TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA – QTA:

O QTA é um painel elétrico de controle que pode ser utilizado em grupos Geradores de Energia, com o objetivo de acionar, sem exposição manual, a partida dos equipamentos logo após a interrupção de energia da concessionária ou em casos que sejam devidamente programados para este fim. Ou seja, em caso de falta de energia, o gerador começa a funcionar automaticamente suprindo a energia interrompida.

4.jpg

CENTRAL DE CONTROLE DE MOTORES – CCM:

O CCM é um conjunto de várias partidas de motores, contém unidades de proteção e controle do motor. Um CCM pode incluir inversores de frequência, soft-starters, partidas diretas, estrela-triângulo, dentre outras. Comumente utilizados na forma de “gavetas” fixas ou extraíveis, para facilitar e garantir a segurança do manutentor durante eventos de falha ou manutenção.

5.jpg

QUADRO DE COMANDO/

CONTROLE  – QDC:

Os QDCs destinam-se ao controle e proteção de sistemas de distribuição de energia elétrica em concessionárias de energia e em indústrias com processos produtivos contínuos, que exigem alto grau de confiabilidade no controle, proteção e operação do sistema. São construídos através de estruturas modulares, onde podem ser alocados equipamentos de proteção, controle e medição tais como relés digitais, relés auxiliares, controladores de processos, sensores de temperatura, umidade e pressão, relés de bloqueio, analisadores e medidores de grandezas.

6.jpg

PAINÉIS DE PLC E IHM – QDC-PLC/IHM:

Os CLPs são utilizados nas áreas de controle de processos e de automação industrial. No primeiro caso a aplicação se dá nas indústrias do tipo contínuo, no outro caso a aplicação se dá nas áreas relacionadas com a produção em linhas de montagem. Num sistema típico, toda a informação dos sensores é concentrada no controlador (CLP) que de acordo com o programa em memória define o estado dos pontos de saída conectados a atuadores. Os CLPs têm capacidade de comunicação de dados via canais seriais. Com isto podem ser supervisionados por computadores formando sistemas de controle integrado.

7.jpg

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO

DE FORÇA E LUZ – QDFL:

O QDFL tem a função principal de receber energia de uma ou mais fontes de alimentação e distribui-la a um ou mais circuitos elétricos, normalmente circuitos terminais, como Iluminação e tomadas. Como esses circuitos são os tipos mais expostos às pessoas, através de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, dentre outro. QDFLs são montados com dispositivos de proteção, como os DRs, que no caso da ocorrência de uma situação que possa resultar em perigo de choque elétrico, o dispositivo DR desliga automaticamente toda a instalação ou parte dela para que o perigo seja eliminado e a pessoa protegida.

2.8.QUADROS_ELÉTRICOS_PARA_SISTEMAS_DE_

QUADROS ELÉTRICOS PARA SISTEMAS DE HVAC:

Os equipamentos que realizam o tratamento do Ar, necessitam de alimentação elétrica e também de controle automatizado para garantir eficiência e
durabilidade para o sistema HVAC ou em português AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, para realização das funções básicas e primordiais dos sistemas de climatização. A junção de todas essas funções em um único
sistema, promove a estabilidade do ar em locais que necessitam de extremo controle de todas as variáveis que estão ligadas ao ar, como por exemplo em salas limpas e indústrias do ramo farmacêutico, que são ambientes críticos que
exigem alta qualidade do ar.
Tipos de equipamentos: o Painéis Elétricos para CAG( Central de Água Gelada), Chillers e Fancoils ;
o Quadros de Controle e Automação;